Endocrinologia

A endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas endócrinas, que são órgãos responsáveis por produzir e liberar hormônios no organismo. Nesse sentido, cabe ao endocrinologista avaliar, diagnosticar e tratar doenças e distúrbios associados à produção hormonal e metabolismo, com o objetivo de manter o bom funcionamento do organismo.

Saiba mais

Como essa especialidade médica trata dos hormônios liberados pelas glândulas de todo o corpo, o Endocrinologista tem um campo de atuação bastante vasto. Para citar algumas doenças comumente manejadas por ele, pode-se mencionar a obesidade, diabetes, resistência insulínica, osteoporose, menopausa e andropausa, síndrome de ovários policísticos, e distúrbios menstruais, alterações da tireóide, hipófise e adrenais, dentre outras.

Quando procurar um endocrinologista?

Você deve procurar um endocrinologista se apresentar algum problema ou desequilíbrio do metabolismo ou sistema endócrino (hormonal), como:

  • Diabetes:

O endocrinologista é o profissional capacitado para diagnosticar, tratar e acompanhar os pacientes com alterações da glicemia. O diabetes mellitus é uma doença crônica que é consequência da diminuição da quantidade ou da ação da insulina, o que gera, por consequência, um alto nível de glicose no sangue e pode trazer sérias consequências aos rins, nervos, olhos, coração, cérebro e vasos sanguíneos, se não tratado adequadamente. O diabetes mellitus é subdividido em tipos, sendo eles:

 

Pré-diabetes:

É a condição que precede o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, porém abaixo dos níveis necessários para o diagnóstico de diabetes. No entanto, é uma situação que já requer tratamento especializado, visto que há uma chance muito grande de desenvolver diabetes tipo 2 se nada for feito neste estágio inicial de doença;

  • Diabetes tipo 1:

Doença autoimune em que há uma destruição das células produtoras de insulina no pâncreas. Deste modo, há uma deficiência grave de insulina no organismo, fazendo com que a glicose se acumule no sangue. Tipicamente ocorre em pessoas mais jovens e o tratamento é feito com insulina.

  • Diabetes tipo 2:

Ocorre tipicamente em indivíduos com sobrepeso/obesidade e é frequentemente acompanhada de hipertensão arterial e alterações de triglicérides e colesterol. Neste tipo de diabetes, ocorre uma resistência à ação da insulina, fazendo a glicose se acumular no sangue. Existe um verdadeiro arsenal de medicações orais e injetáveis para o tratamento desta condição.

  • Diabetes Gestacional:

É um quadro de hiperglicemia que aparece na gravidez e que pode trazer complicações à mãe e ao bebê durante a gestação, parto e puerpério. As alterações de glicemia podem permanecer ou não após o parto.

  • Obesidade e Emagrecimento:

O endocrinologista é indicado para o acompanhamento de pacientes com sobrepeso e obesidade. Cabe a ele investigar a causa de ganho de peso, diagnosticar e tratar possíveis distúrbios hormonais e metabólicos relacionados, avaliar os diferentes padrões alimentares, propor tratamentos individualizados e gerenciar a equipe multidisciplinar envolvida do tratamento da obesidade, como nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, cirurgiões e profissionais de educação física.

  • Doença da Tireoide:

A tireoide é uma glândula localizada na altura do pescoço, que produz hormônios responsáveis pelo controle do organismo. O endocrinologista é quem faz a avaliação, diagnóstico e acompanhamento das doenças da tireoide como hipotireoidismo, hipertireoidismo, tireoidites, nódulos tireoidianos e câncer de tireoide.

Especialistas

Natália Xavier

CRM-BA 26.535 | CRM-SP 170.834 | RQE 79879 | RQE 79878

Agendar
X