Diagnóstico de

Endometriose por Ultrassonografia

em Salvador, Bahia

A avaliação por imagem da Endometriose requer um atendimento personalizado, acolhedor e de alta qualidade, com análise de exames anteriores e levando o tempo que for necessário para mapear os focos da doença.

O Núcleo Oscar Freire possui estrutura física moderna e confortável, garantindo que o seu exame seja realizado com a privacidade e tranquilidade que esta investigação merece.

O Núcleo Oscar Freire

O que é Endometriose?

A endometriose é uma doença ginecológica comum que acomete mulheres em idade fértil e é definida pela presença de tecido endometrial (que reveste o interior da cavidade uterina) fora do útero.   

Os focos de endometriose se depositam mais frequentemente nos ligamentos da pelve, ovários, tubas uterinas, reto e bexiga, podendo também acometer as alças intestinais, apêndice cecal, parede abdominal, nervos da pelve e diafragma (musculatura utilizada para a respiração).

Os locais acometidos pela endometriose apresentam uma reação inflamatória crônica que pode gerar uma ampla variedade de sintomas, sendo os mais comuns:

Dor pélvica crônica e intensa que piora no período menstrual

Dor durante a relação sexual (dispareunia)

Desconforto ao urinar ou defecar

Dificuldade para engravidar (infertilidade)

Por outro lado, algumas pacientes podem ter sintomas leves ou não apresentar nenhum dos sintomas clássicos da doença. 

A ultrassonografia transvaginal de rotina (sem preparo intestinal) é insuficiente para a visualização completa dos focos de Endometriose, o que pode gerar um atraso no diagnóstico da doença de, em média, 7 anos. 

Em contrapartida, a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal permite diagnosticar e mapear os focos de endometriose, permitindo o planejamento e escolha do tratamento mais adequado para cada paciente. Manter a doença sob controle aumenta as chances de preservação dos órgãos acometidos e reduz a possibilidade de infertilidade, que pode estar presente em até 60% das mulheres com Endometriose.

Conheça quem será responsável pelo seu exame:

Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA), fez Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital São Rafael – Rede D’Or e Pós-Graduação em Imagem Abdominal pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Possui Fellow em Imagem Abdominal e Vascular pelo Grupo Fleury/Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Realizou Observership in Abdominal Imaging – University of Southern California – Los Angeles, EUA e Observership in Oncology Imaging – Memorial Sloan Kettering Cancer Center – Nova Iorque, EUA.

Saiba mais sobre Endometriose

Qual o melhor método de imagem para pesquisar a endometriose?

A ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e a Ressonância Magnética da Pelve são os principais métodos para o…

Toda endometriose requer tratamento cirúrgico?

NÃO Casos leves da doença podem ser controlados clinicamente (sem cirurgias). Em casos que requerem cirurgia, o mapeamento…

Porque o diagnóstico de Endometriose pode ser tão demorado?

Os sintomas típicos de endometriose são muitas vezes interpretados como normais (típicos do período menstrual). Existe ainda uma…

Nossa história

O Núcleo Oscar Freire (NOF) nasce do sonho de seis médicos que compartilham caminhos e desígnios semelhantes.

Graduados pela Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA) e com formação complementar nos maiores centros acadêmicos de São Paulo, nossos idealizadores são movidos pelo propósito de levar a excelência de suas formações à arte do cuidar.

O NOF é inspirado em Oscar Freire, médico baiano formado pela FMB/UFBA, escola médica mater do Brasil, por onde passaram grandes nomes da Medicina. Com destacada trajetória que se estendeu à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Oscar Freire contribuiu imensamente com o legado médico brasileiro e deu nome a uma das mais tradicionais ruas de São Paulo.

X