Neurocirurgia

A Neurocirurgia é a especialidade que trata as doenças cirúrgicas do Sistema Nervoso Central (cérebro, tronco cerebral e medula) e do Sistema Nervoso Periférico (raízes nervosas, plexos nervosos e nervos periféricos), tais como tumores, doenças vasculares, hidrocefalia, doenças degenerativas, traumas cranianos e traumas da coluna. A Neurocirurgia também é responsável por procedimentos cirúrgicos para alívio de dores agudas e crônicas, tratamento cirúrgico das desordens dos movimentos (como a doença de Parkinson) e cirurgia para epilepsia.

Saiba mais

A Neurocirurgia pode ser dividida em pelo menos 13 subespecialidades:

  • Neurocirurgia Oncológica
  • Neurocirurgia Espinhal (patologias da coluna e medula espinhal)
  • Neurocirurgia Vascular
  • Endovascular (Neurorradiologia Intervencionista)
  • Neurotraumatologia
  • Neurocirurgia Pediátrica (e Neurocirurgia Fetal)
  • Neurocirurgia Funcional (dor e desordens dos movimentos)
  • Epilepsia (Tratamento Neurocirúrgico da Epilepsia)
  • Nervos Periféricos
  • Base de Crânio
  • Radiocirurgia
  • Neurointensivismo
  • Hidrodinâmica e Neuroendoscopia.

 

Tipos de Neurocirurgia

Neurocirurgia Oncológica

A Neurocirurgia Oncológica é a área da neurocirurgia que trata os tumores do Sistema Nervoso Central. Os principais tumores são os meningiomas, as metástases e os gliomas, mas uma série de outros tipos de tumores também são tratados pelo neurocirurgião.

O meningioma é o tumor benigno mais comum e se origina das meninges (revestimentos do sistema nervoso). Em casos sem sintomas (descobertos “por acaso”), pode ser feito apenas o acompanhamento com consultas regulares e exames de imagem (ressonância magnética), mas pode ser necessário cirurgia para os casos que apresentam crescimento ou sintomas decorrentes do tumor.

A metástase cerebral é um tipo de tumor maligno, originado da disseminação para o cérebro de tumores primários (câncer) de outras localizações do corpo. Quando indicado, o seu tratamento pode ser realizado por neurocirurgia e/ou radioterapia/radiocirurgia.

Os gliomas são, na verdade, um grupo de tumores diferentes que surgem das células neurais, ou seja, dentro do próprio sistema nervoso. Esses tumores podem ter um comportamento mais benigno ou mais maligno de acordo com o tipo específico. O tratamento inclui, geralmente, uma combinação de técnicas como neurocirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia.

 

Neurocirurgia Vascular

A Neurocirurgia Vascular é responsável por tratar as doenças dos vasos intracranianos, sendo as mais comuns os aneurismas cerebrais, as malformações arteriovenosas (MAV) e os cavernomas.

O aneurisma é uma dilatação/saculação na parede da artéria, resultado de uma fragilidade desta. As principais causas do aneurisma cerebral são a hipertensão (pressão alta) e o tabagismo. O seu maior risco é o rompimento, o qual causa um sangramento intracraniano, um tipo de acidente vascular cerebral (derrame) conhecido como hemorragia subaracnóide. Esta é uma doença gravíssima e que precisa de tratamento de emergência.

As malformações arteriovenosas (MAV) e os cavernomas são proliferações vasculares anormais, cujo tratamento é complexo e pode incluir neurocirurgia, radiocirurgia, embolização (tratamento endovascular) ou uma combinação destas técnicas.

 

Neurocirurgia Endovascular

Uma das áreas da neurocirurgia que mais se desenvolveu nos últimos anos foi a endovascular, também conhecida como Neurorradiologia Intervencionista. Através de técnicas endovasculares (acessos vasculares minimamente invasivos, como um cateterismo), é possível diagnosticar (angiografia cerebral, cervical e medular) e tratar diversas doenças dos vasos do sistema nervoso central (cérebro e medula), da cabeça ou do pescoço. Entre estas, pode-se citar: aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas (MAV), acidente vascular cerebral (derrame), fístulas arteriovenosas, estenoses (estreitamento) de artérias ou veias e tumores hipervasculares.

 

Neurcirurgia da Base do Crânio

Os tumores da base do crânio são considerados uma subespecialidade neurocirúrgica à parte devido à complexidade do seu tratamento. A base do crânio é uma região anatômica complexa, com muitas estruturas vitais e importantes em proximidade, incluindo artérias e veias cerebrais, nervos cranianos e o tronco cerebral. Tumores nessa localização são desafiadores e seu tratamento requer um profundo conhecimento de anatomia e técnica microcirúrgica. Os tumores mais comuns dessa região são os meningiomas e schwannomas e seus tratamentos, geralmente, são realizados por cirurgia, radiocirurgia ou por uma combinação dessas técnicas.

Especialistas

Danilo Quadros

CRM-BA 25998 | RQE 90.083

Agendar

Davi Solla

CRM-BA 26.069 | RQE 21599 | RQE 21708

Agendar

Diego Sodré

CRM-BA 29015 | CRM-SP 185537 | RQE 93314

Agendar
X