Cirurgia de Coluna
A cirurgia de coluna é uma subárea médica responsável pelo cuidado das doenças que acometem a coluna vertebral (cervical, torácica, lombar e sacral), assim como as doenças da transição entre o crânio e a coluna.
Saiba mais
A cirurgia de coluna é uma subespecialidade que requer uma formação específica do médico especialista, podendo esse ser um neurocirurgião ou ortopedista.
As principais doenças da coluna vertebral podem ser classificadas da seguinte forma:
- Degenerativas: Doenças relacionadas ao envelhecimento e desgaste natural da coluna vertebral. Nessas, o principal fator de risco é uma predisposição genética. São exemplos de doenças degenerativas: Hérnia de disco, estenose cervical, estenose lombar, espondilolistese (escorregamento de uma vértebra sobre a outra).
- Tumores: Os tumores que acometem a coluna podem ser primários (surgem da própria coluna) ou secundários (tumores que surgem de outras partes do corpo, como as metástases).
- Traumas: Os acidentes podem causar fraturas e luxações na coluna vertebral. O cirurgião de coluna é o responsável por avaliar e tratar esses casos, sejam eles cirúrgicos ou não.
- Infecções: Diferentes tipos de infecções podem acometer a coluna, sendo as mais comuns por bactérias e por tuberculose.
- Deformidades: As deformidades são defeitos nas curvaturas da coluna vertebral, esses podem ser congênitos (desde o nascimento), ou adquiridos (deformidades que surgem em outras épocas da vida).